Veja qual o fundo de descontos do Brasil

“Nunca deixe que uma boa crise seja desperdiçada”, foi supostamente a resposta decisiva de Churchill ao clima pós-guerra que levou à criação das Nações Unidas.

Para os investidores hoje, também pode se candidatar ao Brasil, onde a turbulência política criou uma oportunidade em fundos de investimento expostos à maior economia da América Latina.

Até maio, parecia que o Brasil estava saindo de uma profunda recessão de dois anos. Parecia estabilizar-se sob o presidente Michel Temer, que assumiu o poder no ano passado, depois que sua antecessora, Dilma Rousseff, foi expulso e insultada por infringir leis orçamentárias.

No entanto, seus mercados financeiros caíram quando o Sr. Temer foi acusado de concordar em pagar silêncio a uma testemunha na vasta pesquisa de corrupção do país.

Índice da bovespa

Desde então, o índice bovespa, as obrigações brasileiras e a moeda do país, o real, recuperaram-se quando o Sr. Temer, que nega as alegações, resistiu aos pedidos de renúncia. Embora impopular, sua posição é fortalecida pela falta de qualquer sucessor credível.

Descontos Brasil

O caso de investimento a longo prazo para o Brasil é que é uma nação rica em recursos com uma população em rápido crescimento e cada vez mais educada. A maioria agora acredita que, embora a mudança diminua, as reformas destinadas a reduzir o déficit orçamentário serão feitas.

O otimismo dos investidores foi impulsionado na semana passada por outro torcedor assombroso, já que o ex-presidente da esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva, foi condenado a quase 10 anos de prisão por acusações de corrupção e lavagem de dinheiro na caixa. Ele permanece livre enquanto aguarda um apelo, mas é improvável que ele volte nas eleições do próximo ano para desafiar o programa de reforma.

O Brasil tem sido um lugar difícil para investidores do Reino Unido nos últimos 10 anos, mas a recuperação do real desde janeiro de 2016 melhorou as questões.

Descontos abaixo do valor

Os trusts de investimento oferecem rotas dentro, começando com JPMorgan Brasil, a única confiança dedicada ao país. Suas ações negociam com um desconto de 18% abaixo do valor de seus ativos, potencialmente atraentes para os caçadores de pechincha, mas refletindo o fato de que o desempenho ficou em atraso no mercado de ações do Brasil por vários anos com um ganho de 3.7% ao longo de um ano e um declínio de 18% em cinco anos.

Descontos Brasil

Como um pequeno fundo com apenas £ 26 milhões investidos, suas despesas são altas, com encargos anuais contínuos de quase 2%.

Para uma abordagem regional, a Aberdeen Latin American Income, com 46% investido no Brasil, e BlackRock Latin American, com 62%, também tem preços baixos em cerca de 14% Ambos capturaram o rali de um ano com os respectivos ganhos de 22% e 19%, embora seus retornos mais modestos de cinco anos de 6.5% e 6.9% mostrem o quão difíceis mercados emergentes foram.

BlackRock, gerenciado por William Landers, é maior e menos caro com 1,2%de cobranças contínuas versus Aberdeen’s 2%. Para uma abordagem mais ampla, o JPMorgan Emerging Markets da Austin Forey investe 12% no Brasil, quase metade da sua alocação para a América Latina. Suas ações retornaram 64% ao longo de cinco anos e trocam com desconto de 13%.

Rival Templeton Emerging Markets tem 10% no Brasil. Seu retorno de cinco anos de 42%é menos impressionante, mas o novo gerente Carlos Hardenberg reviveu o desempenho com um ganho de 33% por ano. Suas ações ficam com um desconto de 14 %, o que também tem bom valor.

O Utilico Emerging Markets oferece uma abordagem diferente, especializada em infraestrutura e utilitários. Tem 20% investidos no Brasil, sendo que mais de 4% é uma participação na Ocean Wilsons Holdings, proprietária de uma das maiores operadoras de serviços portuários e marítimos do Brasil.

Uma mosca na pomada é uma taxa de desempenho, que elevou os custos contínuos dos investidores para um alto 2,8% no ano passado.

O meu favorito para uma aposta fora do caminho no Brasil é Hansa Trust, um fundo global eclético de £ 310 milhões, que combina um portfólio diversificado de fundos e ações especializadas de alto desempenho com uma posição de 30% em Ocean Wilsons, a empresa acima mencionada que possui porta operador Wilson Sons, e em que a Utilico co-investe.

A Hansa opera com um desconto de 32%, uma classificação muito baixa, em parte refletindo a exposição do Brasil. E a dinastia bancária de Salomon controla todas as ações com direito a voto, o que significa que os acionistas não votantes ‘A’ não têm poder.

https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6298847702465728512

O desempenho a longo prazo parece horrível – apenas 5% em 10 anos. Mas um salto de 24% no ano passado indica que uma mudança dramática pode acontecer se o Brasil tiver uma recuperação sustentada e se as mudanças no portfólio do fundo tiverem frutos. Se você tem dinheiro e a paciência de sobra, isso pode ser um vencedor de longo prazo.